Arquiteto concede entrevista exclusiva

Com 36 anos de exercício profissional, o arquiteto Gilvan Rodrigues, que também lecionou no curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Cesmac durante nove anos, concedeu entrevista exclusiva para falar de questões relacionadas à sua profissão.

Sobre a tecnologia, o arquiteto diz que a sua utilização fez as coisas mudarem  da água para o vinho, pois o modus operandi dos arquitetos permanece o mesmo, desde a expansão dos cursos de formação. "Os profissionais atendem mais aos anseios dos empresários, indo de encontro a essencia da arquitetura. Com isso, falou-se em resultados econômicos e não quantitativos, mesmo a engenharia civil tendo evoluído tecnicamente e tecnologicamente", argumentou.

Em relação, ao advento da tecnologia BIM, Rodrigues cita que ela traz informações com precisão e qualidade, tanto atendendo as determinações da ABNT quanto o seu contratante e o cliente final.

Já sobre a Norma de Desempenho 15.575/2013, a qual determina melhoria no conforto térmico e acústico dos empreendimentos executados, Gilvan considera isso algo louvável, por valorizar a qualidade do produto e assim todos sairão ganhando.

Por fim, o arquiteto disse que o futuro do profissional da área é saber se adequar as normas existentes, tornando seu trabalho mais flexível, onde as pessoas determinarão como desejam cada espaço de seus imóveis, mesmo residindo em um edifício multifamiliar. "As pessoas necessitarão mais de um espaço melhor adequado a sua individualidade", afirmou.





Comentários