Ensino a distancia se populariza no Brasil

Surgido em 1728 na cidade de Boston nos Estados Unidos, onde em um jornal local foi anunciado pelo professor Caleb Phillips, um curso de Taquigrafia- que é uma técnica para escrever à mão de forma rápida, utilizando códigos e abreviações para alunos em todo o país, em que os materiais de estudo eram enviados semanalmente pelo correio.

Já no Brasil, o primeiro registro de um curso na modalidade de ensino a distancia foi em 1904, quando foi divulgado um curso de datilografia por correspondência no Jornal do Brasil e somente em 1970 iniciou em Brasília a primeira experiência de EAD nos cursos superiores, onde nesse período muitos brasileiros já acompanhavam os telecursos transmitidos pela televisão e em 1990 começaram a utilizar a internet para publicar conteúdos e promover interações. Além disso, em 1996 o Ministério da Educação, criou a Secretaria de Educação a Distância- (SEED) e no mesmo ano foi sancionada uma legislação abrangente para garantir, a validade de diplomas emitidos pelos cursos nesta modalidade.

Exemplo de profissional que estuda à distância

Segundo o representante de atendimento de uma Call Center, Leandro Coelho, enumerou as principais vantagens do ensino a distância: preços mais acessíveis que as instituições de ensino presencial, material didático incluso na mensalidade e poder assistir a aula onde estiver.

Gestor educacional fala da realidade de quem procura a modalidade EAD em Maceió

Para o coordenador de tutores do pólo da Unopar Maceió, principal instituição nessa modalidade de ensino no país, Valter Tenório, com a expansão dela, muitos profissionais formados presencialmente temeram que isso os prejudicasse financeiramente e passaram a perceber que os também qualificados em EAD necessitavam se qualificar para atender as exigências do mercado de trabalho. “Dessa maneira, o país tomou como exemplo, os países que já haviam adotado a modalidade EAD e com isso milhares de pessoas vêm se qualificando e evoluindo financeiramente e ou culturalmente, por acompanhar os caminhos do mundo globalizado que vivemos”, afirmou.

Em relação, ao pólo da Unopar em Maceió, Tenório disse que inicialmente a procura maior pelos cursos oferecidos pela instituição, era pelo público adulto, pois muitos deles não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos por diversos motivos e após conquistarem certa “autonomia financeira” decidiram retomá-los, já que vislumbraram a chance de evoluírem profissionalmente, a exemplo de vários profissionais da área educacional que trabalhavam com crianças, em virtude de ter o antigo curso do Magistério e acabaram fazendo o curso de Pedagogia. “Hoje, o público jovem vem procurando bastante se qualificar e em alguns casos cursa duas faculdades ao mesmo tempo, assim como os adultos, pois muitas empresas privadas criaram em suas estruturas Planos de Cargos, Carreiras e Salários (PCC´s) para estimular uma melhor qualificação de seus colaboradores e no setor público, várias categorias profissionais obtiveram essa conquista, fazendo com que muitos procurasse se aperfeiçoar ainda mais- sendo que nossos alunos tem entre 25 e 50”, contou.

Ainda segundo Tenório, a opção por estudar na modalidade à distância ou presencial e vice-versa, vai de acordo com a necessidade de cada um e de fatores como o seu local de morada, já que nem sempre a instituição de ensino presencial é próxima a residência do estudante. 

 Conforme o gestor educacional, hoje é indispensável que haja uma melhor qualificação profissional. “Acredito que a modalidade de ensino e aprendizagem à distância, está contribuindo para a ascensão profissional e inserção no mercado de trabalho. Com mais equidade do acesso ao ensino superior de qualidade, por facilitar a vida de quem mora em locais de difícil acesso e dessa maneira evita com que milhares de pessoas se desloquem para os grandes centros urbanos”, explicou.

Por fim, Valter Tenório diz que os cursos mais procurados na instituição de ensino são os seguintes: Pedagogia e demais licenciaturas, Administração de Empresas, Ciências Contábeis, Educação Física e Estética e Imagem Pessoal, ofertados na modalidade à distância, ou seja, 100% on-line e o semi presencial que é o mais procurado na Unopar Maceió.

Realidade atual do EAD no Brasil

Atualmente existem mais de 1.800 cursos nessa modalidade de ensino pelo país afora, onde atendem cerca de quatro milhões de pessoas e as principais tecnologias baseadas na internet são as seguintes: Cursos predominantemente à distância, com encontros presenciais obrigatórios; cursos semi presenciais, onde promovem encontros semanais e disciplinas de cursos de graduação presenciais.

Crédito: Arquivo Pessoal
  












































































Comentários

  1. A minha formaçao na área de Serviço Social foi na UNOPAR Maceió-AL. Sou graduada em Gestão em Saúde na Universidade Federal de Alagoas - UFAL.
    Sou tutora da UNOPAR e trabalho como Educadora Social na Secretaria de Assistência Social - SEMAS.
    Quando surgiu a oportunidade de fazer uma faculdade o que mais favoreceu-me foi o financeiro e a flexibilidade.
    Não é a Faculdade que faz o aluno. É o aluno que investe nele com pesquisas e muito estudo, provando a sua capacidade. Consequentemente a faculdade se destaca de uma forma POSITIVA.

    ResponderExcluir

Postar um comentário